quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Balanço das Actividades Natalícias da Secção



Os Pioneiros e o Natal


O Nascimento de Cristo é celebrado em todo o mundo de acordo com a tradição de cada cultura. O Natal de uma maneira ou de outra tem importância para todos.No entanto a verdadeira essência desta quadra tem sido desvirtuada. A figura do Pai Natal sobrepõem se ao Menino Jesus. Os presentes estão a substituir o espírito de solidariedade, compaixão e entreajuda...
Por estes motivos, os Pioneiros do 314 quiseram ser diferentes.
Quiseram dar a sua visão do verdadeiro Natal. e foram várias as iniciativas que levaram a cabo.

Decoração do canto

Decorámos de uma simples forma o nosso "Abrigo".
Utilizámos bolas coloridas e fitas amigas do ambiente!
Construímos um pequeno presépio para nos relembrar o verdadeiro sentido do Natal.

Presépio Vivo

Realizamos uma actividade denominada “Presépio Vivo”. A actividade consistia em recriarmos o Nascimento de Jesus. Criamos o cenário, vestimos as roupas e fomos para a rua. Deu algum trabalho criar a cabana, que representava o estábulo, mas com o empenho de todos e com uma mãozinha não só dos chefes de secção, mas também de outros chefes do Agrupamento conseguimos. Como somos escuteiros Católicos fez todo o sentido em nos colocarmos ao lado da igreja. Mesmo com o frio que se fazia sentir, a ideia foi passando e a população da nossa cidade compareceu em peso o que representou um enorme sucesso.
Agradecemos aos nossos chefes e ao Sr. Padre Egídio, por nos ter dado um voto de confiança e nos emprestar as roupas.



Lanche com troca de presentes

No Natal é importante estarmos com a família e como nós também somos uma pequena mas grande família decidimos em realizar um lanche com troca de presentes. O lanche realizou-se na nossa sede. Cada um levou algo de comer para partilhar e um presente. O presente só quem o ofereceu é que sabia a pessoa a quem o iria entregar. A troca de presentes realizou-se não pelo facto de ser “obrigatório” oferecer alguma coisa no Natal, mas sim pelo facto de quando compramos um presente pensamos na pessoa a quem o vamos oferecer e escolhemos um que lhe agrade.
Foi um importante momento de partilha que veio reforçar o espírito da Equipa Falcão!



sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Presépio Vivo



Caros Leitores!

É já no próximo fim de semana (19 / 20 de Dezembro) que a nossa secção vai realizar a actividade intitulada "Presépio Vivo", que consiste na recriação do Nascimento de Cristo com recurso aos elementos da Secção.
Vamos levar a cabo este projecto no Jardim do Pelourinho (ao lado da Igreja de São João Baptista) em Moura a partir das 15:00.
Caso as condições atmosféricas não o permitam, iremos estar dentro da Igreja de São João.

Compareçam!
A vossa presença é muito importante para nós!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Banco Alimentar Contra A Fome



Campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome – 2009
Tal como no ano passado, 2008, também este ano, o Agrupamento 314 colaborou na recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome.

A recolha de alimentos ocorreu no fim-de-semana de 28 e 29 de Novembro em todo o país. A nossa cidade não foi excepção e muitas foram as superfícies comerciais a participar na iniciativa.
Pedia-se apenas que cada utente ao fazer as suas compras habituais, contribui-se consoante a suas capacidades e disponibilidade com alimentos. Os alimentos mais pedidos foram os enlatados, leite, azeite, massas, arroz etc.

Também tivemos a oportunidade de contribuir na separação dos alimentos recolhidos.
Com todos as contribuições que o Distrito de Beja recebeu, cerca de 38 toneladas de alimentos, pondera-se a possibilidade da abertura de um novo Banco Alimentar em Beja.
De certeza que todas estas contribuições vão ser muito úteis a muita gente e alegrar um pouco as suas vidas. Obrigada a todos!
Esperamos pela próxima campanha!

Jamboree Do Ar 2009



No passado fim-de-semana de 17 e 18 de Outubro, deste mesmo ano, 2009, a equipa Falcão particípio na actividade regional do CNE, do distrito de Beja, em Grândola.
Para além da equipa Falcão o Agrupamento 314 fez-se representar pela patrulha Esquilo.
O tema principal desta actividade foi a “comunicação”. A comunicação e os seus tipos foram-nos expostos de diversas maneiras, durante todas as actividades que realizámos.
A actividade foi constituída por:

Sábado:

- Abertura de Campo;
- Almoço;
- Actividades na cidade;
- Jantar;
- Fogo de Conselho;
- Actividade Nocturna na períferia da cidade.


Domingo:

- Pequeno-almoço;
- Preparação e construção do local para celebração da eucaristia;
- Almoço;
- Eucaristia;
- Encerramento de campo.

Foi esta a primeira actividade em que a equipa foi posta “á prova” desde a abertura do ano escutista. Como tal, foi nesta actividade que ficamos a conhecer a nossa reacção perante os novos elementos da equipa. Tentámos sempre que a harmonia e a união fosse elementos presentes dentro da equipa.
No final desta actividade notámos que ficámos a conhecer-nos melhor e que um pouco do espírito escutista ficou em nós.
A equipa Falcão, assim como todo o Agrupamento 314 agradece ao Agrupamento 670 de Grândola por nos ter proporcionado um fim-de-semana fantástico, a Junta de Freguesia de S. João Baptista de Moura por nos ter disponibilizado o transporte.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As Nossas Promessas

O dia 11 de Julho de 2009, foi um dia marcante para todos os escuteiros do agrupamento 314 de Moura. Foi nesse dia que se realizaram as promessas de todas as secções do agrupamento (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros, dirigentes).
A promessa não é só o acto de mudar a cor do lenço nem o final de uma etapa, muito pelo contrário, é um novo e longo caminho que se inicia. Um caminho de muito trabalho, dedicação, conquistas e, sobretudo, aprendizagem.
Para um escuteiro, esse dia é visto como um juramento (daí o nome), um juramento para com Deus, a Igreja e a pátria. Onde nos comprometemos a tornar-nos melhores escuteiros, melhores seres humanos, e como disse o nosso fundador BP, a deixar este mundo melhor do que o encontrámos.
Foi também no dia 11 que inaugurámos a nossa sede, contámos com a presença do senhor cónego, de alguns agrupamentos não só de Moura como de outras regiões, e dos nossos familiares.
Depois da inauguração, seguiu-se um almoço convívio para todos. Porque ser escuteiro também é alegria, partilha e união.


sexta-feira, 26 de junho de 2009

Indícios 09

A equipa falcão participou na I edição do Indícios realizada na Serra da Arrábida no fim de Semana de 23 de Maio. Para além do nosso agrupamento, participaram ainda os Agrupamentos: 62 de Setúbal, 581 de Santo André, 753 de Óbidos e 1322 de São Teotónio.
Pretendia se com esta actividade solidificar a mistica e simbologia do Pioneirismo tendo em conta um imaginário escolhido para o efeito.
A primeira etapa consistia subir a Arrábida desde o Ceada até ao Alto do Formosinho com o intuito de ai pernoitar. Levámos todo o material necessário para construir o abrigo o juntando ao mau tempo dificultou a subida.
Apesar do pouco tempo de descanso (cerca de 3 horas) verificámos que tinha valido a pena todo o esforço anteriormente realizado, pois a paisagem que nos rodeava era simplesmente fantástica.
A segunda e ultima etapa consistia em descer a Serra pelo lado do mar. Tarefa essa que concluímos pela hora de almoço de Sábado.
Embora não conhecendo a grande maioria dos elementos dos agrupamentos que também realizaram a actividade connosco, o pioneirismo era algo nos unia contribuindo para que a prova fosse mais fácil de realizar
No dia seguinte depois de ter sido dada a alvorada e estarmos todos prontos, tínhamos mais uma pequena prova para realizar. A eucaristia ia ser celebrada em Azeitão, por isso fomos divididos em equipas e o objectivo era chegar à localidade para assistirmos à celebração.
Depois de almoço a actividade foi encerrada, alguns regressaram para suas casas, outros ainda tinham uma longa viagem a percorrer. Apesar da fadiga que se impunha, estávamos satisfeitos connosco próprios, pois aprendemos que podemos ir sempre mais além, e que o limite é a barreira que nos colocamos com medo de alcançar os nossos sonhos.
Queremos deixar o agradecimento especial a Junta de Freguesia de Santo Agostinho por nos ter disponibilizado a carrinha que serviu de transporte para o local do acampamento. Sem esta preciosa ajuda nada disto seria possível.



Podem ver as fotografias que tirámos nestas duas apresentações de slides
Podem ver mais informações no blog: pio581.blogspot.com










segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia Do Cne Em Moura

No passado fim de semana de 16 de Maio, realizou se em Moura um acampamento de âmbito regional para comemorar do Dia Do CNE.
O tema escolhido foi a Volta ao Mundo em 80 Dias e em volta do mesmo desenvolveram se todas as actividades das secções presentes.
As actividades tiveram inicio pelas 11:00 no parque de Feiras na presença de Elementos da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas, do Sr. Padre Egídio Ferreira e de Elementos da Câmara Municipal de Moura, continuando em seguida por toda a Cidade e Zonas envolventes.
Para além do agrupamento organizador (Agr 314 Moura) estiveram também em campo os Agrupamentos do CNE: 377 de Serpa , 670 de Grândola e o 1322 de São Teotónio.
Da Associação de Escoteiros de Portugal marcaram presença elementos do Grupo 28 e do Grupo 195.
Agradecemos a todos os que de alguma forma contribuíram para que esta actividade se tornasse uma realidade, em especial aos pais/mães que durante este fim de semana nos fizeram companhia e nos ajudaram em todas as tarefas.

Clique em cima do album para visualizar as restantes fotografias

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dia Do Cne 2009 Em Moura

É já no próximo Fim de semana de 16 de Maio, que o nosso agrupamento irá receber o Dia Do CNE 2009.Esta será sem dúvida uma actividade bastante intensa que contará com escuteiros dos 6 aos 60 anos, provenientes de toda a região de Beja.Assim vimos convidar os munícipes a participarem activamente nesta actividade que sendo do Corpo Nacional de Escutas, é também pensada para toda a população.Havendo tantos elementos do movimento na nossa cidade, pedimos a todos os que vão seguindo este blogue o favor de prestarem qualquer tipo de informação que seja pedida.Vamos mostrar a quem nos visita o verdadeiro espírito de Moura.

Nota: Poderão consultar mais informações em: diacne2009.blogspot.com

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Canonização Do Santo Condestável


No passado dia 26 de Abril o Papa Bento XVI canonizou na Praça de São Pedro (Vaticano) o patrono do Corpo Nacional de Escutas, São Nuno Alvares Pereira.
Foi um processo longo mas que enche de orgulho todos os Escuteiros do CNE pelo seu desfecho.
Para nós, escuteiros de Moura esta beatificação tem um significado ainda mais especial uma vez que existe uma forte ligação entre o Santo Condestável e a nossa cidade.
Foi do Convento do Carmo em Moura, que o Santo Condestável levou os primeiros frades para fundar o Convento do Carmo em Lisboa.
Poderão consultar mais acerca da vida e testemunho de fé deste Santo que tanto dignificou o Reino de Portugal aqui:

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Peditório da Cáritas



O Agrupamento 314 Moura esteve presente dia 15 de Março no peditório da Cáritas.
Este peditório Nacional é levado a cabo por organizações humanitárias da igreja católica, nas quais o Corpo Nacional de Escutas está inserido, com o objectivo de dar a conhecer trabalho que é desenvolvido por esta instituição e sensibilizar as pessoas para a partilha. Os donativos são fundamentais para o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano junto das pessoas mais carenciadas.
Foi uma actividade bastante interessante pois sabemos que estamos a trabalhar para ajudar alguém que necessita de nós, e este número de pessoas está a subir cada vez mais devido aos problemas económicos que as famílias enfrentam.

Agradecemos desde já a todos os que contribuíram para esta causa.

domingo, 26 de abril de 2009

Dia De B.P. Na Região De Beja



Os Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Região de Beja comemoraram, no passado fim-de-semana (28 Fev. / 01 Mar.), o Dia do Fundador do Escutismo Mundial – Baden-Powell, na cidade de Beja, teve como objectivos assinalar a data do nascimento do Fundador do Escutismo Mundial, promover o intercâmbio entre os escuteiros da Região através da partilha de vivências e divulgar o Movimento. A actividade iniciou-se na manhã do dia 28 de Fevereiro com a chegada dos participantes e montagem de tendas, no campo de futebol no Seminário Diocesano de Beja, cerca das 9h30m. Cerca das 11h, decorreu, no mesmo local, a abertura oficial da actividade, iniciando com as apresentações de cada Bando (Lobitos), Patrulha (Exploradores) e Equipas (Pioneiros e Caminheiros), depois num grande círculo com todos os participantes foi montado um pequeno puzzle com a imagem de B.-P. ao som de música escutista (Foi um dia em Brownsea), recordando-se, em seguida, a vida do fundador através da leitura de excertos da sua biografia. Terminou-se esta abertura com algumas instruções/ informações por parte da Chefia de Campo. Os Pioneiros começaram por fazer pequenas construções em pauzinhos de espetadas e cordel, apelando também à sua imaginação e habilidade manual. Mostraram, igualmente, que com pequenas coisas se conseguem fazer “obras de arte”. Depois do almoço, iniciou-se um jogo de cidade para todas as secções, adaptado às suas características: mística, simbologia e progresso, que tinha postos com tarefas por vários pontos da cidade: Castelo, Hospital, Governo Civil, Pousada de S. Francisco, Mata e Parque da Cidade, …. Infelizmente, o tempo não foi favorável e, cerca das 17h30m, o jogo teve de ser cancelado devido à chuva que caía de forma algo intensa e sistemática. A Chefia de Campo teve de reformular alguns aspectos da actividade passando o local do Fogo de Conselho para o Salão do Seminário. No domingo, realizou-se um desfile do todo o contingente da actividade desde o Seminário até à Igreja de Nª Sra. do Carmo, para participarmos na eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo, D. António Vitalino Dantas. A Igreja esteve cheia e os escuteiros foram muito bem recebidos pelos paroquianos. O Sr. Bispo fez referências à importância do Escutismo no trabalho com os jovens, bem como à matriz católica do movimento. A actividade terminou depois do almoço, cerca das 14h30m. Estiveram presentes escuteiros de todos os Agrupamentos em actividade na Região de Beja. Podem ver a Reportagem da Tv Alentejo Aqui

terça-feira, 10 de março de 2009

Ponto da Situação



Meus meninos,

Já vamos mais ou menos a meio do nosso ano escutista. Resolvi então reflectir sobre tudo o que temos feito desde Setembro até agora, de forma a ver não só os pontos positivos que devemos manter, mas também os pontos negativos que devemos corrigir.

Comecemos então pelos pontos negativos:

Há certas alturas em que eu noto uma certa falta de empenho da vossa parte para as tarefas que estão delineadas. Eu sei bem que vocês não têm apenas os escuteiros como hobby, mas mesmo assim gostaria de ver mais alguma preocupação com a secção.
Em relação ao desempenho enquanto equipa nas actividades: vocês até funcionam bem. De qualquer das formas penso que ainda são um pouco individualistas. Falta-vos uma entrega total e sem medida ao colectivo. Não podem pensar apenas na tarefa que vos foi destinada. Devem pensar em ajudar o vosso semelhante na concretização da tarefa que tem em mãos.
Não se devem esquecer do Lema “Unidos vencerão”.

Passemos agora aos pontos positivos:

A alegria e a imaginação que demonstram na criação dos gritos e nas peças de fogo conselho, torna-vos uma das melhores equipas na região de Beja.
Outro dos pontos positivos que tenho a salientar é o vosso esforço demonstrado na realização dos trabalhos de adesão a secção. É importante que continuem assim pois todos esses pormenores serão tidos em conta na hora da decisão para fazerem as vossas promessas.

Como também sou humano e logo falível, também eu fiz o meu exame de consciência.
Confesso que não tenho tido muito tempo disponível para me dedicar a vocês, que tanto o merecem. Confesso que algumas vezes falta-me simplesmente a vontade para dedicar tempo a secção, mas mesmo assim não há dia que não me lembre de cada um de vocês em particular.

Acho que sabem melhor do que ninguém, o carinho que eu sinto por cada um de vós. Sabem também que as minhas explosões de “fúria” geralmente mais não são do que uma chamada de atenção para o vosso comportamento.
Eu quero acima de tudo que cresçam fiéis ao ideal de Baden Powell. Nada mais me interessa.
Como tal, espero que continuem a desenvolver a vossa caminhada escutista, “limando” os vossos defeitos, e melhorando as vossas qualidades.

Estes são os desejos do vosso chefe

Porco Marroquino

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Uma nova experiência ...

Nos dias 24 e 25 de Janeiro, a equipa Falcão recebeu a equipa de Pioneiros do Agrupamento 62 de Setúbal para realizar uma actividade conjunta. Esta actividade tinha como principais objectivos desenvolver uma maior união entre os agrupamentos e também uma partilha de experiencias escutistas entre agrupamentos de regiões diferentes.
Dado que a actividade se realizou na cidade de Moura, o chefe da terceira secção do agrupamento 314, fez uma breve apresentação da Cidade assim como dos vários elementos arquitectónicos que a compõem (igrejas, castelo, atalaias que o circundam, e claro, sobre a lenda da Moura Salúquia).
Esta breve explicação serviu de introdução ao passeio que se seguiu: “Conquistar a Atalaia Gorda e observar a infinito”.
Este foi um curto passeio (cerca de 5km) que ajudou o agrupamento visitante a conhecer algumas das características mais importantes da região onde estamos inseridos.
Visto que as condições atmosféricas não eram propícias ao acampamento, decidimos acantonar na Herdade da Bemposta.
Durante parte de noite tivemos a visita dos pais e de alguns dirigentes do 314 que participaram na confecção do jantar e assistiram ao fogo convívio.
No fogo convívio aproveitámos para aprofundar a mística e simbologia do pioneirismo. Dois elementos da equipa Falcão receberam a insígnia de patrulha e a pena de falcão, que representa a adesão a secção e à nova família que é a equipa. Esta pena simboliza o esforço até aqui realizado pelos elementos, mas pretende sobretudo motivar os elementos a continuar o trabalho desenvolvido e fazê-los ver que o doce sabor da vitória só é possível depois de um árduo caminho de luta.
Os elementos que ingressaram há pouco tempo na terceira secção receberam a insígnia de ligação e um diploma onde consta a magia do falcão. Esta entrega teve o intuito de os consciencializar sobre a importância desta nova fase em que se encontram.
O falcão simboliza a alma e a sua magia consiste na vitória sobre o instinto.
É como o Falcão que nós queremos ser, ser escuteiro com alma e ultrapassar as atrocidades da vida é a nossa meta, embora acreditemos que o escuteiro não tem meta.
Os elementos do grupo Pioneiro do Agrupamento 62, foram convidados a se tornarem nossos irmãos, unidos pela mística do Falcão.
Esta união irá sem dúvida fortalecer os laços de amizade entre os dois agrupamentos.
Esperamos poder voltar a realizar actividades em conjunto, pois serão certamente muito produtivas e gratificantes para todos os participantes.
São actividades como esta que nos fazem acreditar que seguir o ideal de BP é a melhor forma de fazer deste mundo um lugar bom para amar!
Uma canhota amiga








sábado, 10 de janeiro de 2009

Os Meus Briquedos Serão Teus!



No passado mês de Dezembro o nosso agrupamento levou a cabo uma missão intitulada: “Os Meus Brinquedos Serão Teus”.
Nesta iniciativa angariámos diversos tipos de brinquedos que foram posteriormente entregues na instituição de solidariedade social “Buganvilia” em Beja.
Para quem não sabe, esta instituição abrange todo o distrito de Beja e tem como principal missão acolher crianças desfavorecidas, em risco e/ou que estão impossibilitadas do convívio com a família.
Com este pequeno gesto de solidariedade demonstrado pela população da nossa cidade, foi possível tornar o Natal das crianças da “Buganvília” bem mais divertido.
Agradecemos a todos aqueles que contribuíram para esta causa tão meritória!